Como trazer de Volta a Confiança da Sociedade e Garantir a Segurança no Ambiente Escolar, Através de Tecnologias de Controle de Acesso, Imagens e Smartphones.

Vai longe o tempo em que nossos pais nos deixavam na escola pela manhã e iam para seu trabalho com a certeza de que seus filhos estavam seguros sob a responsabilidade de pessoas que tinham total controle da situação no ambiente escolar e onde todos tinham como único objetivo orientar a juventude para que se tornassem seres humanos culturalmente instruídos e socialmente integrados, tendo como valores a disciplina, o respeito e o espírito de convivência social. Hoje os tempos são outros. Toda esta certeza acabou.

Acompanhamos pelos jornais, quase que diariamente, notícias de problemas de segurança nas escolas públicas e privadas de nosso país. Violência, assédio para o consumo drogas, vandalismo, abusos sexuais entre muitos outros problemas.

Diante deste quadro, estudos integrando as novas tecnologias à ação dos gestores, sociedade e família são desenvolvidos e apontam caminhos que podem trazer de volta a tranquilidade ao ambiente de ensino e isolar as causas externas que interferem e tiram nossos docentes do foco educação. Tecnologias como monitoramento que acompanha o transporte do aluno, casa / escola / casa, gerencia o cadastro e controla o acesso de pessoas que frequentam as dependências da escola, monitora a presença em sala de aula, interage com os pais e ainda fornece um método de transferência de conhecimentos atraente aos alunos e altamente eficiente na formação do caráter de nossas futuras gerações.

Algumas escolas já adotam, com sucesso, soluções que, através de sistemas de controle de acesso de pessoas, propiciam o isolamento do ambiente escolar de atitudes que não pertencem ao processo de aprendizagem, ensino e gestão da escola, juntamente com um monitoramento interno de imagens que possibilitam aos docentes e gestores dar segurança e tranquilidade aos frequentadores regulares do local e ao mesmo tempo impor a estes, o senso de disciplina, respeito a si ao próximo e ainda manter a família informada de todo o desempenho do aluno.

Estas soluções mantem a família informada em tempo real, sobre os horários de entrada e saída dos filhos na escola, seu rendimento escolar, troca de mensagens com administração e professores entre muitas outras interações disponíveis.

Assim desta forma a nossa juventude voltará a sentir a presença dos pais ou responsáveis novamente ao seu convívio diário. Implantação de sistemas de controle de acesso integrado a sistemas de câmeras de vigilância e tecnologias móveis de aplicativos em “smartphones”.

Estamos assim criando um ambiente favorável a formação de uma nova geração de pessoas, onde seu maior patrimônio será o conhecimento.